“Semana Internacional de Gestão e Projetos”, SIG&P

1 a 9 de setembro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/ RJ

A Semana Internacional de Gestão e Projetos, organizada pela IPMA Brasil, é um evento sem igual na América Latina. A abordagem por competências da Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos (IPMA, na sigla em inglês) visa integrar pessoas, negócios e técnicas de gestão para melhorar as chances de sucesso de projetos. E isso é o que realmente a diferencia de outras iniciativas semelhantes!
Essa compreensão mais sistêmica dos problemas e oportunidades busca equilibrar as competências técnicas, comportamentais e contextuais para alcançar objetivos, ao invés de privilegiar a simples escolha de que ferramentas usar. Assim, o meio onde se manifestam as organizações e pessoas – cidades, regiões, locais – precisa ser considerado. Em nosso ambiente atual, dinâmico e complexo, tecnologia e inovação se misturam no dia a dia das pessoas, em uma teia em que setor público e privado convivem de forma cada vez mais simbiótica, influenciando nossa forma de trabalhar e de conviver como cidadãos.
Dessa forma, é essencial que um gestor de projetos entenda cada projeto como uma complexa acomodação de interesses, e consequentemente de requisitos, para atender à estratégia das organizações, levando em conta a forma como as questões de gestão e o ambiente em que vivemos se entrelaçam, impactando sua produtividade e a qualidade de vida das pessoas envolvidas.
Startups, fintechs, criptomoedas, como tudo isso se encaixa nesse complexo cenário? Como discutir ciclos de vida de projetos de inovação, em um mundo em que a inovação aberta é cada vez mais presente? Como trabalhar a colaboração competitiva entre organizações?
Essa visão holística, representada pelo Olho da Competência da IPMA, visa resultados, não apenas para a organização, mas também para os indivíduos e a sociedade. E é esse o mote desta inigualável semana, em que os gestores desta nova realidade participarão de uma série de eventos, com quem está fazendo acontecer agora e/ou há muito tempo, como Darci Prado, o maior nome em Gestão de projetos do Brasil; Jesus Almela o presidente da IPMA Global, além de presidentes e ex-presidentes de grandes empresas brasileiras e multinacionais e personalidades da área de gestão pública e privada.
Além disso é a oportunidade de ter um certificado do exterior, de uma das mais respeitadas e antigas instituições do mundo,
fundada em 1170, a Université de Paris. Isso só foi possível graças à parceria com o International Institute of Education – IIE Global.
Veja, a seguir, a programação desse evento, pensado especialmente para empreendedores, gestores, tomadores de decisão de organizações públicas e privadas, profissionais e estudantes comprometidos com a criação de um mundo melhor para si e para os outros:
Nos dias 01 e 02 de setembro, em parceria com a FrameWork Gestão e Projetos, acontecerá o Project Thinking. Trata-se de um workshop inovador, que oferece uma experiência única para qualquer profissional que queira vivenciar o Design Thinking aplicado à Gestão de projetos para, em seguida, utilizá-lo em sua organização.
Em 03 e 04 de setembro, o IPMA Research Conference, evento global e anual da IPMA que trata dos temas mais relevantes da comunidade científica de projetos, abordará a projetificação das sociedades. Os trabalhos mostrarão os resultados de investigações a respeito de como a gestão de projetos influencia e é influenciada pela mudança constante de nossos padrões de consumo, das relações de trabalho e de como isso afeta os resultados, tanto na gestão privada, como na pública. Estão inscritos trabalhos de mais de 20 diferentes países, que proporcionarão uma arena de discussões de altíssimo nível científico. O IPMA RC será sediado no IBMEC, uma das melhores instituições de ensino da América Latina.
Também em 03 e 04 de setembro, o IDGP, primeiro Instituto reconhecido nas Américas como IPMA Registration Programme Educational Provider, desde 2012, e o único no Brasil a utilizar a abordagem por competências da IPMA, traz com exclusividade para o Brasil a a abordagem exclusiva focada em competências, vindo desconstruir mitos e lendas e trazer uma visão inovadora em um mundo em que a alta competitividade e a necessidade de resultados rápidos levam os recursos e as organizações aos seus limites.
Nos dias 05 e 06 de setembro, a IPMA Brasil International Professional Conference: Gestão de Projetos, Inovação e Cidades Inteligentes apresentará temas relevantes para qualquer um que busque um futuro melhor, seja abrindo novas empresas ou implementando mudanças de todos os tipos, como lançando novos produtos e serviços, novas unidades de negócios, novas formas de entender e viver nas cidades, novas maneiras de fazer as coisas acontecerem.


Por fim, de 7 a 9 de setembro, no Encontro Global da IPMA no Brasil, delegados de mais de 70 países-membros estarão no Rio de Janeiro discutindo tendências e rumos da Gestão de Projetos no mundo, em uma reunião fechada. O fato de o Brasil ter sido escolhido para sediar, pela primeira vez, esse encontro na América do Sul, contribui para consolidar a maturidade e a relevância de nosso país no cenário global de profissionalismo e competência em Gestão de Projetos.
A IPMA, fundada em 1965, foi a primeira associação em gestão de projetos do mundo e conta hoje com mais de 70 países-membros, ultrapassando a marca de 300.000 profissionais certificados globalmente. Nas Américas, a IPMA Brasil foi a primeira associação-membro, tendo tido sua origem em 2004, sob o nome inicial de ABGP.

E por que isso importa? Por que o participante terá toda essa competência coletiva à sua disposição para aumentar a probabilidade de alcançar os resultados almejados em seus projetos, mobilizando e articulando recursos e competências para o sucesso!
Veja mais informações e como se inscrever, acessando: Semana Internacional de Gestão e Projetos

Inscrições